sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O QUE FAZER COM SEU LIXO?

Veja o que VOCÊ pode fazer com seu lixo, para evitar problemas ambientais, disseminação de doenças, enfim, todos os malefícios causados pelo destino incorreto do lixo. Estas sugestões são dadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente - RJ

"O QUE FAZER COM MEU LIXO?
Para resolver o problema do lixo é preciso ter atitude. Entender que e é responsabilidade de cada um cuidar do nosso planeta. Não é nada complicado, basta fazer a sua parte. Se você não sabe o que pode fazer, veja abaixo algumas dicas:
Em casa- Coloque mais uma lata de lixo em sua cozinha e passe a separar os restos em: Lixo comum (sobras de alimentos, cascas de frutas, restos de poda etc.) e recicláveis (papel, vidro, lata, plástico).Lembre-se: é importante manter os recicláveis sempre limpos, evitando o mau cheiro e a atração de insetos. Exemplo: antes de separar um pote de iogurte como material reciclável, limpe-o bem não deixando nenhum resto do produto dentro. Porém, também não gaste muita água, pois a água é um recurso esgotável e precisa ser economizada.
- Mande consertar produtos em vez de descartá-los e trocá-los por novos. - Separe materiais recicláveis que você possui em casa e encaminhe para artesãos, catadores, entidades ou empresas que poderão reutilizar ou reciclar.
- Evite o gasto de papel com impressões desnecessárias, utilizando frente e verso quando possível. Embrulhos exagerados de presentes e blocos de rascunhos também podem ser dispensados.
- Utilize pilhas recarregáveis.
- Em vez de jogar fora, dê um destino especial àquele item que está sobrando em sua casa, a partir da rede de trocas e doações gratuitas, que vem sendo conhecido como o Rio de Janeiro Freecycle™. Acesse freecycle.org para obter o endereço de outras comunidades e informações sobre o movimento.
Na rua- Não jogue lixo na rua, procure locais adequados e permitidos, como lixeiras e caçambas.- Caso esteja na rua e não encontre uma lixeira perto de onde está, mantenha o lixo com você e ande até a lixeira mais próxima. - Não descarte nunca o lixo em rios, lagos ou encostas. Você poderá estar colocando em risco a saúde e a segurança da comunidade, aumentando o risco de enchentes, desabamentos e de proliferações de doenças.
- Se estiver passeando com seu cachorro, tenha sempre consigo um saquinho para recolher as fezes dele.
No carro-Não jogue lixo pela janela do carro. Tenha sempre dentro do veículo um saquinho para guardar este lixo até chegar em casa ou até encontrar uma lixeira onde poderá descartá-lo.
Deixe seus pneus velhos nas oficinas de troca, pois elas se certificarão de dar um destino adequado.Ao comprar uma bateria nova para seu carro, deixe a usada com o vendedor. Certifique-se que há um sistema de retorno ao fabricante.Em sua comunidade- Mobilize amigos, colegas de trabalho ou instituições como escola de seus filhos, sua igreja e associação de moradores de seu bairro a iniciar projetos de separação de materiais recicláveis.
Com crianças- Ensine as crianças a nunca jogar lixo nas ruas, nas praias, ou em qualquer lugar público. Mostre que lugar de lixo é na lixeira.- Seja exemplo de boas práticas para as crianças, seu comportamento poderá influenciar no aprendizado delas.
Ao fazer compras- Antes de comprar um produto, pense se realmente precisa dele. Compre somente o necessário, evite o desperdício.- Planeje a compra de alimentos perecíveis de acordo com a real necessidade de consumo da sua família.- Compre produtos cujas embalagens sejam reutilizáveis ou recicláveis.- Evite comprar produtos descartáveis, dê preferência a produtos duráveis e resistentes."
No endereço www.meulixo.rj.gov.br mais informações sobre recilagem, campanhas,vídeos, etc podem ser encontradas.
FAÇA SUA PARTE: SIGA ESTAS DICAS!


Nenhum comentário: