sexta-feira, 13 de março de 2009

Reduzir, Reuzar e Reciclar

REDUZIR - Ontem Diego nos deu uma excelente notícia, economizamos duas resmas de papel esse mês,isso se deve ao constante trabalho da equipe que está revisando os documentos antes de serem impressos. Vocês são dez. Vocês estão diminuindo as suas pegadas de carbono.
REUTILIZAR – Jaqueline foi comigo ao depósito e estamos fazendo um levantamento do que está lá e pode ser reutilizado por nós ou por outros, após essa analise iremos direcionar o que não está sendo útil no momento.
RECICLAR – Hoje entregamos cinco sacos de 50 litros cheios de papel fragmentado à Ana Sobral, para que ela venha a usar em seu projeto com os egressos. Estive também fazendo uma visita à creche e conversei com a Diretora Sra. Kátia, ficamos de agendar um encontro para podermos firmar uma parceria educacional com o papel fragmentado, que pode ser utilizado pelas crianças da creche para fazer a reciclagem do papel.

terça-feira, 10 de março de 2009

DICAS IMPORTANTES PARA USAR NO ESCRITÓRIO

Reduza, Reutilize, Recicle!
Dicas importantes para implantar no escritório

Enviem amostras de seus trabalhos como portfólios para empresas em uma caixa de papel reciclado artesanal. Além disso, presenteia quem recebe o pacote com folhas de papel reciclado. O objetivo é disseminar a idéia de usar este tipo de papel. A primeira folha contém dicas de como utilizar papel no escritório. Abaixo segue a transcrição dessas dicas:

O que é reciclagem? É a atividade de recuperação de materiais que foram descartados, podendo ser transformados novamente em matéria prima para a fabricação de um novo produto.

Qual a importância da reciclagem? Evita-se que esse material vire lixo, portanto: - Não é jogado em aterros e lixões;
- Não contamina o solo e as águas;
- Ajuda na limpeza e higiene das cidades;
- Retarda a escassez de matérias primas básicas;
- Economiza energia elétrica;
- Proporciona geração de riqueza;
- Propicia a geração de inúmeros empregos.

Reduza o uso de papel:
- Revise texto no computador antes de imprimir;
- Não aceite folhetos na rua ou no carro, se não forem do seu interesse;
- Faça apenas o número necessário de fotocópias.

Reutilize:
- Use as duas faces das folhas de papel para escrever, imprimir e fazer fotocópias;
- Reaproveite envelopes, sacolas, papéis de embrulho, saquinhos e embalagens.

Recicle:
- Não deixe o papel usado na mesma lixeira do cafezinho, nem misture com restos de comida;
- Desmonte caixas e embalagens que serão descartadas;
- Não amasse papel. Rasgue ou dobre as folhas para fazer menos volume e facilitar a reciclagem.

Destine corretamente:
- Informe-se na prefeitura sobre o que está sendo feito a respeito da coleta seletiva e reciclagem do lixo. Havendo omissão, critique e denuncie;
- Os catadores são os maiores responsáveis pelo material recuperado que se transforma em matéria-prima para as indústrias recicladoras no país;
- Entidades assistenciais costumam comercializar papel e podem ficar interessados pelo seu material;
- Sucateiros são uma boa opção para um volume um pouco maior de resíduos;
- Pode ser introduzido um sistema de coleta seletiva em lugares onde haja grande produção de papel.

Valorize os reciclados. Produtos similares aos que são feitos com matéria prima virgem merecem nossa atenção. Valorize e considere com carinho a aquisição de produtos reciclados.
É importante o ganho de imagem de empresas com gestão ambiental, entrando em um seleto grupo de organizações que têm uma boa visibilidade junto a importantes formadores de opinião que valorizam o desenvolvimento sustentável. Os benefícios poderão ser: vendas, fidelidade do cliente, lucro, imagem, reputação, que alavanca vendas; valor das ações, menores taxas de juros, etc.

Educação e vontade política são palavras-chave, mas enquanto isso não ocorre, dependemos da disseminação da idéia para um número cada vez maior de pessoas. A partir do momento em que setores da sociedade passam a contribuir com ações e propostas, novas posturas vão surgindo.

Participe!

Agradecimentos

Estamos indo para o quarto mês de implantação do programa de Sustentabilidade no Grupo Mattos e Mattos e está sendo de grande satisfação ver que diversas pessoas da equipe se envolveram com o projeto, aproveito esse espaço para agradecer publicamente a esse grupo que observo estar sem medir esforços para que a nossa idéia aconteça. Algumas pessoas como o Diego e a Jaqueline, se destacam pelas idéias criativas que apresentam como, a de incentivar os clientes a pedirem seus laudos via e-mail e junto com esses laudos enviam um convite para que eles visitem o blog, incentivando aos clientes a criarem hábitos sutentáveis, Jaqueline também tem me auxiliado a mexer com as contas de Luz, pois queremos ver se conseguimos diminuir o consumo de energia elétrica e assim diminuir as nossas pegadas de carbono, também quero agradecer ao Marcos que junto com Izabel, Cláudia e Tatiana, estão implantando a 5S, que é um grande auxiliador na estruturação da sustentabilidade. A Elizabeth que me enviou artigos interessantes que foram colocados no blog, muito obrigado, A Cláudia que já chegou arrumando a casa muito obrigada também.
Se esqueci de alguém me desculpem e parabéns a todos.