quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ÍDÉIAS SIMPLES

Estamos apresentando aqui idéias simples que usamos no cotidiano de nossa empresa para diminuir as nossas PEGADAS DE CARBONO, como conseqüência estamos conseguindo o nosso desenvolvimento sustentável.
Uma maneira prática que utilizamos para aplicarmos a sustentabilidade, é o triple bottom line que é também conhecido como os 3Ps (People, Planet and Proift, ou, em português, PPL - Pessoas, Planeta e Lucro).
Neste tripé estão contidos os aspectos econômicos, ambientais e sociais, que devem interagir de forma holística para satisfazer o conceito de desenvolvimento sustentável, através deste conceito estamos trabalhando em evolução contínua, com uma estratégia corporativa baseando-se em valores humanistas e no respeito ao meio ambiente. O desenvolvimento dos nossos negócios são um fator de transformação da sociedade por meio de ações economicamente aplicáveis dentro da empresa. Socialmente estamos nos empenhando em ações justas e ambientalmente corretas. O compromisso com os funcionários, a cooperação com os fornecedores, o apoio às comunidades de nosso entorno é a preocupação com o meio ambiente e o que apontarão todas as decisões estratégicas que iremos tomar. Promovendo o desenvolvimento local sustentável nas regiões de atuação.
Vamos então dentro do significado de cada perna do tripé detalhar o que significa cada um desses aspectos, podendo ser estes aplicados em uma macro ou uma micro empresa como a nossa.
People (pessoas) – Esta é a perna que trata do capital humano de uma empresa ou sociedade. Além de salários justos e estar adequado à legislação trabalhista, é preciso pensar em outros aspectos como o bem estar dos seus funcionários, propiciando, por exemplo, um ambiente de trabalho agradável, seguro, saudável, com oportunidade de crescimento dentro da empresa, com uma comunicação adequada. Além disso, é imprescindível ver como a atividade econômica afeta as comunidades ao redor. Nesse item, está contido também problemas gerais da sociedade como educação, violência e até o lazer.
Planet – Refere-se ao capital natural de uma empresa ou sociedade. É a perna ambiental do tripé. Aqui assim como nos outros itens, é importante pensar no pequeno, médio e longo prazo. A princípio, praticamente toda atividade econômica tem impacto ambiental negativo. Nesse aspecto a nossa empresa se empenha em amenizar esses impactos buscando ter ciência para o descarte de nossos resíduos, dando preferência sempre para um descarte de reciclagem para compensar o que não é possível amenizar. Assim uma empresa que usa determinada matéria-prima deve planejar formas de repor os recursos ou, se não é possível, diminuir o máximo possível o uso desse material, assim como saber medir a pegada de carbono do seu processo produtivo, que, em outras palavras, quer dizer a quantidade de CO2 emitido pelas suas ações. Além disso, obviamente, deve ser levado em conta a adequação à legislação ambiental e a vários princípios discutidos atualmente como o Protocolo de Kyoto. Para uma determinada região geográfica, o conceito é o mesmo e pode ser adequado, por exemplo, com um sério zoneamento econômico da região.
Profit – Trata-se do lucro. não adianta lucrar e ao mesmo tempo agir agredindo o ambiente, se esse onde estamos incluídos. Para segurar o tripé Os aspectos culturais devem ser levadas em conta o tempo todo. Quando a empresa está inserida em uma determinada sociedade, ela deve saber as limitações e vantagens culturais da sociedade que a envolve, a empresa deve se relacionar harmoniosamente com a comunidade ao redor de sua área, sendo auxiliando as créches, colégios e outros, que possam trazer uma amplitude no crescimento sócio-cultural de determinada localidade podendo ser útil para entender melhor a dinâmica da biodiversidade local e assim assegurando um cuidado maior com o ambiente.